Vamos falar sobre rotulagem? A embalagem é o primeiro contato que nós temos com o produto. Nela, deve haver todas as informações acerca dele, para que possamos decidir se o levaremos ou não para casa. Com o passar dos anos, a legislação foi se adequando às necessidades da população, principalmente no que se refere aos produtos com alergênicos e apelos funcionais.
Na era das redes sociais, a informação chega em tempo real a todos nós. E, além disso, estamos cada vez mais interessados sobre aspectos relacionados à vida saudável e como adquiri-la. Sem dúvidas, um dos pilares é a alimentação.
Tenho 3 perguntas para vocês (deixem as respostas nos comentários para que possamos trocar conhecimento):
- Você, de fato, sabe o que está comprando?
- Você sabe quais informações devem conter na embalagem?
- Você conhece todos os ingredientes da lista de ingredientes daquele produto?
No post de hoje, vou te ajudar a analisar estas questões.
- Rotulagem de alimentos
Na embalagem, algumas informações importantes como lista de ingredientes, tabela nutricional, data de fabricação e validade, peso do produto, a sua origem e lote de produção devem estar presentes e bem visíveis. Alguns alimentos com embalagens onde a superfície visível seja menor ou igual a 100cm2 não necessitam apresentar a informação nutricional. Entretanto, se eles forem produzidos para fins de dietas com restrição alimentar (“light” ou “diet”) então eles devem apresentar a informação nutricional.
Curiosidade! Todos os nutrientes da tabela nutricional possuem o %VD (Valor Diário recomendado para ingestão). Contudo, se você analisar cautelosamente, os produtos que possuem gordura trans não estabelecem este percentual. Sabe por quë? Porque não há um valor estabelecido para sua ingestão. O consumo deste nutriente não deve ser estimulado uma vez que não faz bem à saúde!
Cartilha ANVISA: Manual de Orientação ao Consumidores | ANVISA: Manual de Rotulagem
- Legislação
É super importante sabermos que, para todo o tipo de alimento, há uma legislação por trás. Com o interesse crescente em entender mais os alimentos, a legislação foi modificando-se para uma melhor produção e oferta de produtos. Há pouco tempo, por exemplo, os produtos alimentícios ganharam uma nova legislação que torna obrigatória a informação sobre os possíveis ingredientes alérgicos ali presentes.
Confira o video, abaixo, publicado no canal do Youtube da ANVISA sobre “Rotulagem de Lactose garante informação ao consumidor”:
Confira aqui a legislação por categoria de produto | ANVISA: Alegação para propriedade funcional
ANVISA: Perguntas e Respostas sobre Rotulagem de Alimentos Alergênicos
- Ingredientes
Quando lemos a lista de ingredientes, é fundamental que saibamos o que iremos consumir. A minha primeira dica para este momento é: compre um produto que você conheça os ingredientes da lista (ou pelo menos a maioria deles). Muitos ingredientes que não se adequam a nossa dieta estão “camuflados” nesta listagem, dificultando alcançarmos nosso objetivo, como por exemplo, o emagrecimento.
Importante: a lista de ingredientes é montada em ordem crescente de quantidade. Isto é, fique atento aos três primeiros ingredientes.. eles estão em maior quantidade naquele produto alimentício.
Curiosidade! Você sabe o que é maltodextrina?
A maltodextrina (ou malto) é um tipo de carboidrato complexo. Apesar de ser complexo ele é facilmente absorvido conseguindo manter os níveis de energia durante a atividade física. Fiquem ligados em produtos que alegam não conter açúcar e na lista de ingredientes está lá a maltodextrina.
Leave A Reply