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A nossa terceira parada obrigatória durante uma viagem à Terra do Tio Sam, ou seja aos Estados Unidos, é no Chipotle Mexican Grill. Uma rede americana de restaurantes, no estilo fast-food, especializada em comida mexicana. Seu menu é focado em burritos, tacos, tigelas de burrito e saladas.
Quando se fala em comida mexicana não tem como não lembrar do seu tempero apimentado característico. É tão marcante que, muitos dos restaurantes que trabalham nesse segmento, carregam na sua marca esse tempero. Chipotle, por exemplo, é o nome de uma pimenta muito popular na culinária mexicana. De acordo com o dicionário dos significados, esta palavra tem origem no idioma Nahuatl (ou náuatle) em que a palavra xipotli é composta pela junção de xilli (que significa pimenta) e poctli (que significa fumaça).
Na primeira temporada do seriado na Terra do tio Sam, apresentamos o CHILI’S GRILL & BAR, outra rede de comida mexicana instalada nos EUA, que também carrega na sua marca, o tempero apimentado característico dos pratos desta gastronomia.
A rede Chipotle Mexican Grill conta hoje com mais de 1000 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e França. No Brasil, ainda não há nenhuma loja da rede.
Ideologia do Chipotle – Processos não processados
O objetivo dessa rede de restaurantes é servir sempre os melhores alimentos usando ingredientes frescos, e somente ingredientes cultivados de forma sustentável e naturalmente criados com respeito pelos animais, à terra e aos agricultores que produzem os alimentos. O foco da rede é servir comida natural.
A rede realiza todo o seu trabalho através de uma “teoria” que acredita que para obter os melhores ingredientes, estes devem ser preparados à mão e não processados. Em 2000, a Chipotle começou a servir porcos naturalmente criados, e em 2002, frangos naturalmente criados foram acrescentados ao menu.
Assista ao vídeo abaixo e veja como eles produzem a Guacamole (um purê de abacate com temperos, típico da culinária mexicana)
Os ingredientes e o seu reinado na rede Chipotle Mexican Grill
Percebe-se que essa rede de restaurantes reserva uma atenção maior aos ingredientes, que são tratados como “verdadeiros reis”. Na Chipotle, acredita-se que os ingredientes criados com responsabilidade saboreiam melhor.
Para eles, as vacas leiteiras cultivadas em pastagem produzem leite melhor, o que resulta em queijo e creme azedo mais delicioso. Porcos criados em pastagem ou em celeiros profundamente acamados e vegetais frescos cultivados em solo saudável são muito superiores, por isso são preparados, cozidos e tratados como tal.
Os ingredientes são tão, tão, tão, importantes que a Chipotle produziu um conto onde todos eles ganham vida, levantam-se dos campos, ganham trono e governam o reino sobre o domínio da Chipotle. Nas propagandas das lojas também sempre tem um ingrediente reinando!
Conheça alguns dos pratos oferecidos
Para quem vai até uma das lojas da rede, é possível montar a sua própria refeição. Do balcão, você vai informando ao funcionário quais ingredientes irão compor o seu burrito, tacos ou saladas, e, em poucos minutos, está pronto o seu pedido.
Mas, as lojas também trabalham com delivery e, para os consumidores que vão utilizar esse serviço, são essas opções oferecidas:
Como tudo começou
Steve Ells, fundador da rede Chipotle Mexican Grill, abriu a primeira loja em Denver, Colorado, Estados Unidos, em 1993. A ideia era que o alimento servido de forma rápida, em sua loja, não se tornasse uma atividade típica de fast food. E aí então, desde a sua criação até os dias de hoje, o Chipotle continua oferecendo um cardápio produzido com ingredientes frescos e de alta qualidade, preparados com métodos clássicos de cozimento.
A loja visitada pela chef da Cozinha FIT&FAT, Nathália Araújo
A loja visitada pela Engenheira de alimentos e chef da nossa Cozinha FIT&FAT, Nathália Araújo, fica situada em 553 BOYLSTON ST, Boston, MA 02116, EUA. Uma loja popular por onde passam muitas pessoas com objetivo de, rapidamente, fazer uma refeição e seguir caminho.
A loja possui uma máquina de refrigerantes para os consumidores se servirem e além disso é disponibilizado de forma gratuita, a pimenta Tabasco, com diversos níveis de picância.
“A refeição servida é uma refeição completa. Você come na hora do almoço e fica satisfeito (a) por muito tempo. O burrito que eu comi é praticamente um prato feito dentro de um wrap. Fantástico!”, diz Nathália.
Redes sociais do Chipotle Mexican Grill
Conheça também!
- Carlo’s Bakery
- Chili’s Grill & Bar
- Eggloo
- Ihop
- Chelsea Market NY
- Whole Foods Market Inc.
- The Cheesecake Factory
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- Entrevista com Michael Tan, um dos fundadores da Eggloo
- Entrevista com Subhash Gurung, chef do The Lobster Place (em NY, EUA)
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