– Garçom, traz 01 Shake de Abacanana e depois um Falafel em Torre, por favor!
Provavelmente, você que está lendo essa matéria deve estar se perguntando o que é o Shake de Abacanana e o Falafel em Torre? É comum encontrar nomes um tanto quanto estranhos ou até mesmo inusitados nos cardápios dos restaurantes. Por ser um assunto curioso, a Cozinha FIT&FAT resolveu averiguar como surgem os nomes dos pratos e a importância desses.
Não existem critérios definidos para a formação desses nomes. Alguns surgem com a intenção de fazer homenagens aos chefs criadores dos pratos, outros para homenagear lugares, personalidades, clientes que sugeriram uma mudança positiva no prato, para referenciar contextos históricos ou práticas culturais da região na qual o prato esta sendo produzido, ou até mesmo apenas para atiçar a curiosidade dos consumidores.
O cardápio, porém, deve ser feito com bastante atenção e cuidado. É interessante criar cardápios visualmente atrativos, que chamem a atenção do consumidor, com ilustrações dos pratos, mas, as informações sobre eles devem estar bem escritas pois são elas que vão prender o consumidor no estabelecimento.
“O cardápio é o primeiro contato real que o cliente vai ter com a comida. É como se fosse um instrumento de marketing, é o que vai vender para manter o estabelecimento. Portanto, o ideal é que o nome da preparação seja clara, que já remeta ao consumidor a ideia do que ele está pedindo. O mais ideal ainda é que embaixo do nome do prato, pode até ser um nome complicado, venha explicando o que tem nele.”, explica Livia Curi, gastrônoma e professora da Faculdade Estácio de Sá (BA).
O uso de termos utilizados apenas por pessoas praticantes da Gastronomia e também de termos estrangeiros nos nomes dos pratos ajuda a valoriza-lo e assim, consequentemente, torna-o mais caro.
“Se em um restaurante servir um filé com tiras de legumes e, em outro, filé com legumes à julienne, o mais caro será o legumes à julienne. O inusitado valoriza o prato mas é menos requisitado pelos clientes. A não ser que já seja um prato famoso, bem falado por eles.”, continua Lívia.
Quando se tem um cardápio inusitado é muito importante que os garçons do estabelecimento conheçam os pratos oferecidos. Assim, eles saberão explicá-los aos clientes evitando que eles se retirem do estabelecimento já que desconhecem o menu.
Muitos chefes de cozinha (responsáveis por assinar o cardápio de um restaurante) querem dar visibilidade ao prato, ou torna-lo diferente, através do nome, mas na verdade, o diferencial deve estar mesmo no sabor, aroma e visual do mesmo.
Fonte
Entrevista presencial com a gastrônoma e professora da Faculdade Estácio de Sá (BA), Lívia Curi, em maio/2016
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