Pizza é uma das melhores invenções da humanidade. Sem sombra de dúvidas. Mas para nós, que temos uma alimentação equilibrada, pizza todo dia “melhor não”. EIS que eu consegui desenvolver uma receitinha super fácil e simples de uma massa que caiu super bem como base de pizza.
Detalhe importante: NÃO precisa de sovagem para desenvolver o glúten (até porque a farinha de trigo integral tem muito pouca capacidade de desenvolver essa rede) e pode ser feito apenas com um batedor de arame e uma espátula!
Um outro detalhe beeeem importante: a massa fica um pouco pesada sim, afinal de contas a farinha de trigo integral é feita com o grão do trigo em sua totalidade! Mas, a dica é: espalhe o quanto puder, utilize formas grandes porque quanto menor a altura da massa, menos pesada será a base da sua pizza!
No Facebook, alguns comentários sugeriram a utilização de fermento biológico e lógico que pode ser utilizado. Mas, neste caso, é preciso aguardar uns 40 minutos para o fermento produzir gás (e realizar todo o resto do processo de fazer massa de pizza), o que não é prático para a nossa vida corrida!
Qualquer dúvida, deixa nos comentários.
Vamos à receita?
- 1 ovo
- 1 xícara de chá de água morna
- 120g de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de linhaça dourada
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e ervas finas a gosto
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- Recheio a gosto!!!!
- Em uma tigela, misture a água, azeite, ovo, sal e ervas finas.
- Incorpore metade da quantidade da farinha. Misture bem para não formar bolotas de farinha.
- Despeje o restante da farinha e a semente de linhaça dourada e incorpore.
- Dica: na primeira etapa comece com um fouet (batedor de arame) e depois troque para uma espátula.
- Adicione o fermento e incorpore também.
- Forre o fundo de uma forma redonda, devidamente untada e enfarinhada.
- Leve para assar por 20 minutos em forno médio pré-aquecido.
- Adicione o recheio da preferência e volte ao forno por 10 minutos, em temperatura alta (não é a máxima do forno porem maior do que a de forno médio).
- Sirva a seguir
Atenção: Todas as imagens dos posts são o resultado de um trabalho rotineiro e muito importante para mim. Evite copiar as figuras para usar em seu blog ou site. Caso contrário, peço que use referência.
2 Comments
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Estou cursando gastronomia no centro universitario FTEC em Caxias do Sul-RS e ainda quero um dia montar minha propria pizzaria, para bem pelo artigo e seguimos aprendendo mais e mais!!!