A tão famosa pizza da cidade de Chicago pode ser feita por você! O sabor clássico leva pepperoni, porém resolvemos fazer o sabor “Super Veggie”, apenas com legumes, verduras e queijo! O resultado vocês podem ver assistindo ao vídeo abaixo:
A Gabriela Martinez, do blog Onde Comer em Salvador, esteve aqui na Cozinha para gravar junto comigo esta receita tão saborosa. O Onde comer é um blog de gastronomia com dicas da Gabi e, também, da uma equipe de colaboradores. Gente, eles estão sempre em busca de novidades da cidade. Sendo ou não de Salvador, vale a pena acompanhar trabalho dela porque assim você sempre terá novidades e sugestões do que há de melhor na capital baiana!
Algumas dicas importantes ao fazer esta maravilha:
- As quantidades (exatas) dos ingredientes da massa são as que estão listadas na receita abaixo. Não adicione mais farinha de trigo, a sua pizza pode ficar massuda e pesada demais.
- Fizemos a massa em uma batedeira com batedor tipo gancho, somente para facilitar o processo já que possuo esta ferramenta. MAS, caso você não tenha, não há com o que se preocupar. A massa da pizza pode ser feita na mão, sovando em uma bancada limpa! Vai ficar igual quanto a que fizemos.
- A nossa pizza ficou bem alta porque a minha assadeira de aro removível é pequena, mas a forma pode ser maior resultando em uma pizza de altura média. Fica até mais fácil de cortar depois.
- Cuidado com o molho de tomate. Dê preferência a molhos de tomate grossos, sem muita água. Caso o seu esteja bem líquido, deixe no fogo até evaporar bem essa água. Vai por mim, esta é uma dica de ouro pra evitar que o molho escorra na sua toalha de mesa (rsrsrssrs).
- O recheio é a gosto, tá? Dei preferência a verduras e legumes para trazer leveza. Mas, você quem manda!
Vamos à receita?
- *Ingredientes da massa:
- 15g de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
- 1 xícara de água morna (aprox. 240ml)
- 5 colheres de sopa de azeite
- 4 xícaras de farinha de trigo (aprox. 500g)
- Sal a gosto
- *Ingredientes para o recheio:
- 6 xícaras de queijo muçarela ralado (aprox. 600g)
- 2 xícaras de espinafre cru
- 1 pimentão em cubos
- 1/2 xícara de cogumelos
- 1/2 flor de brócolis em pedaços (cozida apenas no vapor)
- Azeitona preta a gosto
- *Molho de tomate: receita do molho no post acima (utilizar aproximadamente 400g de molho)
- Na tigela da batedeira, dissolva o açúcar na água. Adicione o fermento, misture e deixe em repouso por 15 minutos.
- Adicione o azeite, farinha e sal, misture e sove por 5 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea. (Dicas para esta etapa no post acima)
- Besunte um recipiente, transfira a massa, cubra com um pano e deixe em repouso por 40 minutos ou até que dobre de tamanho. O lugar ideal para esta etapa deve ser quentinho e umido, dentro do forno (desligado) é um lugar bom!
- Prepare o molho de tomate conforme receita linkada no post. Caso prefira, pode utilizar molho pronto também, sem problemas.
- Para a montagem da nossa pizza: transfira a massa e forre uma forma de fundo removível. Espalhe no fundo e, também, nas laterais.
- Comece com uma camada de 1/2 do queijo da receita. Adicione o pimentão, o espinafre, os cogumelos, o brócolis e cubra com queijo. Finalize espalhando molho de tomate e leve para assar em forno médio/alto por 20-30 minutos. Depende da altura da sua pizza. Ou retire quando as bordas estiverem douradas.
- Desenforme e sirva com amor!
Atenção: Todas as imagens dos posts são o resultado de um trabalho rotineiro e muito importante para mim. Evite copiar as figuras para usar em seu blog ou site. Caso contrário, peço que use referência.
Leave A Reply