Aprenda esta delícia para a ceia de Natal e deixe sua mesa ainda mais bonita!
Os Cinnamon Rolls ou Enroladinhos de Canela ou o Pão de Canela é uma receita de sucesso no mundo todo. Misturar canela com açúcar e manteiga resultada em algo completamente saboroso. Esta receita é considerada como “pastelaria doce” comumente consumida no café da manhã, mas também pode ser consumida a qualquer hora do dia.
Por ser uma receita FAT, nós, da Cozinha FIT&FAT aconselhamos ao consumo moderado.
Um pouco da origem
A origem exata deste pão de canela ainda é um tópico de discussão. Contudo, historiadores de alimentos acreditaram que esta receita surgiu primeiramente no norte da Europa. Isto deve-se ao fato de que as técnicas alemãs de panificação e a utilização de ingredientes suecos e dinamarqueses são claramente vistas na confecção desta receita.
Segundo o American Institute of Baking, o protótipo do pão de canela moderno seria o ‘inglês Chelsea bun’, com a sua origem desde a Idade Média na época dos gregos antigos. O comércio de especiarias do Sudeste Asiático também levou à invenção do rolo, já que a canela é uma especiaria amplamente produzida naquela região.
Vamos à receita?
- Ingredientes para a massa:
- 1/4 de xícara de água morna
- 3/4 de xícara de leite morno
- 60g de açúcar refinado
- 10g de fermento para pão
- 1 ovo
- 60g de manteiga derretida
- 400g de farinha de trigo tradicional
- Ingredientes para o creme:
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 4 colheres (sopa) de canela em pó
- 150g de açúcar refinado
- Ingredientes para a calda:
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
- Suco de 1 limão grande
- Misture a água, o leite, o açúcar e o fermento para pão. Deixe em repouso por 15 minutos.
- Adicione o ovo e misture.
- Adicione a manteiga derretida e 150g de farinha de trigo. Misture bem estes ingredientes.
- Adicione mais 150g de farinha de trigo e misture (sovando) com a ajuda de uma colher de pau.
- Adicione o restante da farinha de trigo e sove por mais 5 minutos.
- Obs: a sovagem desta massa PEGAJOSA pode ser feita com as mãos, com uma colher de pau ou então com uma batedeira utilizando um batedor gancho.
- Obs 2: a quantidade dos ingredientes é essa mesma. Não adicione mais farinha de trigo, a massa fica pegajosa sim e ao trabalhar (sovar) por 5 minutos o glúten é desenvolvido e então ela ganha mais corpo. Mas não chega a desgrudar por completo da tigela ou das mãos! Esse ponto é crucial para o seu pão ficar ultra fofo (inclusive essa técnica é utilizada também para fazer panetones!).
- Cubra a massa com um pano limpo e deixe triplicar de volume, cerca de 1 hora. Para facilitar, coloque a tigela em um local quentinho.
- Enquanto isso prepare o creme de manteiga com canela e açúcar. Basta misturar todos os ingredientes do creme até resultar em um creme bem fofo. Reserve.
- Prepare também a calda branca: basta misturar o açúcar com o suco do limão. Misture bem até resultar em uma calda brilhosa. Reserve para o momento de servir!
- Enfarinhe uma bancada limpa e abra a massa em formato retangular e com espessura de 1 cm.
- Forre a massa com o creme de canela e enrole para formar tipo um “rocambole”. Corte o “rocambole” em fatias com 2cm de espessura.
- Em uma assadeira redonda untada e enfarinhada, arrume todos os rolinhos de canela no fundo da forma até que não sobre espaço vazio.
- Cubra a massa com um pano limpo e deixe triplicar de volume, cerca de 40 minutos. Para facilitar, coloque a assadeira em um local quentinho.
- Leve para assar por 30 minutos ou até que sua casa fique completamente cheirando a canela!
- Sirva com a calda de açúcar. Essa receita é um sucesso de Natal =D
Atenção: Todas as imagens dos posts são o resultado de um trabalho rotineiro e muito importante para mim. Evite copiar as figuras para usar em seu blog ou site. Caso contrário, peço que use referência.
2 Comments
posso trocar esse trigo tradicional pelo trigo integral?
Oi Tati! Pode sim. Mas a massa pode ficar pesada demais!